terça-feira, 29 de abril de 2014

Pedal em Tabuleiro... um resgate na memória!

E lá vai eu... propondo um destino para um bando de ciclistas em busca de aventuras... Em nosso grupo "Rolé de Bike" foi aberto sugestões de trilhas para o feriadão da Semana Santa, e eu, como não poderia passar em branco, deixei a minha... cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro. Minha proposta era mais uma daquelas planejadas e não executadas, por algum motivo "de força maior" por inúmeras vezes... Mas agora foi!!!

Neste breve relato tentarei externar meus sentimentos sobre duas rodas. Digo que tentarei por que é FODA a sensação de tudo vivido. E descrever é ainda mais.

Um antigo professor de filosofia dizia que: "O prazer é supremo quando dá prazer no início, meio e fim." Diríamos que o fim foi um saco... de noite, estrada esburacada e voltar dirigindo mais 200 km é uma peleja... mas chegamos bem.

Mas voltemos ao início... Conseguimos pelos grupos no Face e do Zapzap fechar o grupo e os carros. Eu, Japa (Willian), Marlon e Alisson - companheiros feitos pelo pedal. Sem mágoas, porém com um certo tom de "deixa pra lá", despedimos daqueles que queriam "melar" nossa aventura.

Noite antes, tudo no jeito e carro abastecido.

Na Saveiro e no Fox, às 6:00 partimos para a aventura. Estrada do Forninho, bikes penduradas e GPS ligado, #partiutabuleiro. Caminho longo... mais longo do que aquele no nosso "conselheiro Google".

Paradas pro lanche e fotos, depois de 200 km chegamos ao nosso destino.

Bikes a postos, é hora de trilhar... subidas fortes e logo no início e alguns já apresentavam cansaço, né Japa?
Subimos em estrada de terra por mais uns 12 km e depois de muito suor chegamos a portaria do parque.

A ideia inicial era rumo à travessia Tabuleiro-Lapinha, porém o horário já tardava e, por orientação dos guias locais, fomos desincentivados. A trilha tem muitas entradas e corríamos o risco de nos perdermos.

Então, seguimos em direção ao pé da queda da cachoeira que batiza o parque. Eu já a conhecia. A última vez que a visitei foi há 13 anos, ainda na saudosa época dos trabalhos de campos pouco pretensiosos, mas bastante enriquecedores e animados da Geografia.
Foto tirada em 2002 (eu acho...)
Bons tempos!!!

E fomos marchar... mais 3 km de trilhas a pé...
A paisagem é reveladora e ao mesmo passo instigante... As subidas e descidas maltratam os joelhos...
Mas somos surpreendidos todo o tempo com a delicadeza da Serra do Tabuleiro...

A cachoeira está próxima, e podemos apreciar ainda mais sua beleza...

Belezas raras por sinal...
No caminho, podemos conversar... podemos conhecer melhor nossos amigos e a nós mesmo... podemos descansar e descarregar todos os nossos males...

Mas o destino final, a visão do dia ainda estar por vir... e bora lá andar mais...
E depois de muitas "pedras pelo caminho" chegamos...

E então, a bela fotografia...

E o mergulho, na água gélida, podemos fazer...

Minas Gerais é Isto!!!!

É isto é muito mais...
Minas é terra de gente... de gente amiga... de gente fina...
De gente faminta...
Faminta de AVENTURAS e sobre Bikes!!!!

Obrigado amigos ciclistas e gordinhos Willian, Marlon e Alisson por mais esta aventura!!!!