quarta-feira, 26 de junho de 2013

A História das Coisas

"A História das Coisas", documentário de 20 minutos produzido em 2008, vai direto ao ponto: como colaboramos diariamente pra destruir o planeta. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai da exploração dos recursos naturais, passando pelo produto manufaturado, a compra e o descarte, até chegar ao lixão. Mas o diferencial aqui é que não é um documentário no estilo BBC ou National Geographic. É explicado com desenhos (toscamente) animados, e numa linguagem simples (sem ser simplista) que se torna interessante e compreensível até para crianças pequenas. E o melhor: é dublado! Vai o link aí para apreciação de vocês... vale muito a pena!!! 

http://www.youtube.com/watch?v=zlaiQwZ2Bto



Questão 01:
Ao longo do documentário, as cinco etapas de economia dos materias foram discutidas e questionadas. Partindo do que foi tratado, escreva dois impactos negativos da ação antrópica que se relacionam, com cada etapa da economia:
a) Extrativismo:
b) Indústria:
c) Comércio:
d) Nosso lar:
e) Produção do Lixo:

Questão 02:
Segundo o documentário, a produção das coisas que usamos faz uso de produtos químicos que expõem trabalhadores das indústrias e consumidores às toxinas prejudiciais à saúde humana. Por que existem pessoas que se sujeitam a trabalhar nesse tipo de indústria?

Questão 03:
De acordo com Annie Leonarda, apresentadora do documentário, no momento atual, o sistema da economia dos materiais estaria em crise. Você concorda com ela? Justifique sua resposta:

Questão 04:
No documentário a seta dourada do Consumo é considerada o coração do sistema, o motor que o impulsiona. É tão importante proteger esta seta que quase tornou prioridade dos governantes. Quais são as ações que garantem o consumo consciente de modo a diminuir o uso de recursos naturais e o impacto ambiental?

48 comentários:

  1. 1)a)Desmatamento intensivo das matas a alterações climáticas;
    b)Liberação de gases prejudiciais a saúde humana e de outros animais, condição insalubre dos trabalhadores;
    c)Consumismo e enriquecimento da elite empresarial, que continua explorando o trabalhador da fábrica e lançado gases nocivos a saúde;
    d)Produção de lixo devido a obsolescência programada além do consumismo;
    e)Compramos mais e mais, aumentando a produção do lixo e poluindo a atmosfera devido a combustão do lixo.

    2)Primeiro devemos analisar a situação de exploração do proletário: Antes da 1° revolução industrial já havia um sujeito explorando o outro, após ela a exploração cresceu, e modificou seu caráter opressivo para, ''burguês -> classe dos operários ''. Bem após isso já visualizamos: como o dono do meio de produção não é o estado e sim o núcleo privado com apoio estatal a exploração ocorre de forma nítida, os trabalhadores têm que se sujeitar àquelas condições para receberem seu salário ao final do mês (nessa questão salarial entra a mais-valia e o lucro burguês), claro, isso tudo ocorre em uma nação de sistema capitalista, ou seja, vai haver uma classe oprimida por outra.

    3) Concordo, existe essa crise, e a tendência é seu aprofundamento contínuo. ''Estamos ''hipotecando'' o futuro com disse o sociólogo Zygmunt Bauman'', o sistema preocupa-se com o lucro e a exploração do agora e deixa de pensar no que vai ocorrer daqui há alguns anos.

    4)Nós consumimos mais e mais porque somos aterrorizados a fazer isso, inconscientemente acreditamos que se não consumirmos vamos deixar de incluir no grupo dos seres pensantes, e vamos permanecer na inercia, isto é, consumindo sem cessar. A insegurança é uma causa desse consumo exacerbado, insegurança essa ''plantada'' pelas corporações e o estado na sociedade pós-moderna, uma sociedade líquida, aquela que nunca se mantém, sempre se desfaz.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Moraleida! Vc me orgulha!! Continue assim!

    ResponderExcluir
  3. 1) a) Destruição do meio ambiente e deslocamento da população que mora no local explorado (isso é um problema porque a terra pode ter mais valor para eles do que para as empresas).
    b) Jogar substancias químicas sintéticas no meio ambiente (tanto pelo ar quanto pela água) e fazer que pessoas (principalmente mulheres no ciclo reprodutivo) trabalhem com essas toxinas.
    c) Exploração dos funcionários e fazer com que o consumidor sempre compre mais e mais, gerando cada vez mais lixo.
    d) Grande produção de lixo e compra de produtos inúteis, que gastam bastante recursos naturais.
    e) Poluição do solo, ar e água e mudanças no clima.

    2) Como no próprio vídeo diz, as industrias exploram locais onde se encontra as matérias primas para seus produtos. Porém, algumas pessoas podem viver dessas matérias primas (Por exemplo: A árvore, que dá frutos, foi cortada; o rio, onde se encontram os peixes, foi poluído). Como não podem mais tirar seu sustento da natureza, eles vão para as indústrias, ganhar um salário muito baixo para comprarem comida e coisas com bastante tóxicos.

    3) Sim. O nosso mundo está bastante consumista. Só os EUA conseguem consumir mais do que muitos outros países juntos. Se todos nós seguíssemos o consumismo dos EUA, precisaríamos de recursos de outros 4 a 5 planetas Terra, porém, só temos um. Se os maiores consumidores dessas matérias parassem de pensar no lucro e pensar que os recursos naturais não são apenas deles, mas sim de todos do mundo, talvez não existisse essa crise.

    4) O uso de anúncios divertidos, bonitos ou até mesmo o comentário de outras pessoas sobre o produto. Mesmo o produto não sendo útil, nossa sociedade, que é extremamente consumidora, vai comprar o produto. Na loja, com os mínimos salários dos atendentes, eles tentam te vender mais produtos que não tem utilidade para você, para que seu salário aumente um pouco. Com isso, você, que iria comprar apenas uma coisa inútil, leva várias coisas inúteis, que possuem várias toxinas, que prejudicam a você mesmo e o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. 1) a) desmatamento da vegetação original e consequente desequilíbrio biológico (extinção de espécies da fauna e flora típicos); empobrecimento do solo.
    b) contaminação da atmosfera, dos rios e lençóis freáticos e do próprio produto a ser consumido por substâncias tóxicas usadas na produção; afeta gravemente a saúde dos trabalhadores e da população próxima;
    c) exploração dos trabalhadores (que recebem salários baixos e não possuem nenhum benefício como seguro de saúde); incentivo ao consumismo demasiado.
    d) rompimento da verdadeira identidade individual, criando uma identidade comum que preza apenas o consumo; rápida produção de lixo.
    e) Liberação de produtos tóxicos no ar e poluição dos solos.

    2) As pessoas se sujeitam às péssimas condições de trabalho oferecidas pelas industrias porque não têm outra alternativa, já que, na maioria das vezes, foram deslocadas de sua terra de origem devido á destruição dos recursos naturais de que eles antes dependiam.

    3) Sim. Como o próprio vídeo explica, o sistema é linear e nós dispomos de recursos finitos, ou seja, um dia o planeta não poderá mais fornecer o que é preciso para sustentar este sistema, levando à crise de todas as outras etapas, que são interdependentes.

    4) O coração do sistema está no consumismo. As propagandas e a mídia são as responsáveis por manter as taxas consumistas sempre em alta, tendo o poder de manipulação da sociedade. Portanto, estas mesmas propagandas poderiam levar ao consumo consciente, bastando apenas incentivar a população. Mas isso não ocorre por que não faz parte do interesse dos governos e das corporações, que desejam lucros cada vez maiores, sem se preocupar com as consequências.

    ResponderExcluir
  5. 1) a) No extrativismo são usados produtos tóxicos que contaminam o ambiente.
    b)Aumento do nível de poluição do ar e dos rios e contaminação dos solos.
    c)A exploração do trabalhador e assim obtendo o enriquecimento da empresa gerando mais lucros.
    d)As pessoas passaram a gerar mais lixo devido ao consumismo, já que a prioridade não é acumular bens, mas usá-los e descartá-los em seguida para comprar algo mais novo.
    e)Pode acarretar sérios danos à natureza como a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

    2)A erosão do meio ambiente e a economia local garantem esse fluxo constante de pessoas que vão para as indústrias trabalhar ganhando um salário muito baixo porque não tem outra alternativa.

    3)Sim.Porque para produzirmos tantas coisas, temos que extrair matéria-prima e vivemos em uma era de consumismo, exigindo que a cada dia se extraia mais para produzir a infinidade de coisas que desejamos. Os recursos do planeta não são infinitos e estamos bem próximos de atingir esse limite.

    4)A influencia da mídia, diariamente somos manipulados em nossa vida através destes meios de comunicação, que nos dizem indiretamente, que nossa vida está errada, que precisamos mudar para sermos felizes e para que isso ocorra devemos comprar produtos que depois vão diretos para o lixo.

    ResponderExcluir
  6. Natalia, só me explique melhor, como "No extrativismo são usados produtos tóxicos que contaminam o ambiente"? Exemplifique...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Devido à grande demanda, locais de difícil acesso estão sendo explorados e geralmente na extração são usados produtos tóxicos que contaminam o ambiente.Além disso, acontece a retirada demasiada dos recursos naturais,o desmatamento das florestas e a exterminação dos animais.

      Excluir
  7. Por Marcos Alexandre Alvarenga

    1-a)com o extrativismo da vegetação e depois a exploração do solo vai afetar o clima da população daquele local.
    b)a indústria libera muitos gazes nocivos para os seres humanos dentre eles o co2 ,esses gazes tornam o ambiente de trabalho dos operário insalubre.
    c)vivendo num mundo onde a grande maioria dos países e capitalista favorece muito o consumismo gerando cada vez mais lucro.
    d)como nunca paremos de consumir nossas casas vão ficando abarrotadas de produtos q na maioria das vezes não usamos se tornando lixo.
    e)os produtos principalmente os tecnológicos já foram feitos com datas pra acabar e isso vai gerando o acumulo do lixo.
    2- Esses trabalhadores ficam nessas condições pois eles não tiveram estudos e então não conseguem um emprego melhor e não tem tempo pros estudos pois tem uma família pra sustentar .
    3-Ele esta em crise sim pois como pudemos observar no filme estamos consumindo algumas vezes a mais do q seria o necessário,temos nos lembrar q só existe esse planeta então não podemos ficar gastando os recursos dele assim de uma vez só.
    4-Estamos sendo frequentemente bombardeados pela mídia com propagandas dos mais diversos tipos de produtos e isso nos leva a consumir cada vez mais e mais e varias vezes compramos coisas q são meramente desnecessárias tornando um ciclo viciosos de onde não conseguimos sair com facilidade e isso acaba fortalecendo cada vez mais esse consumo.

    ResponderExcluir
  8. 1. a) Existem três formas de extrativismo: o vegetal, o animal e o mineral. Alguns impactos negativos que eles podem acarretar são a destruição ou mudança da fauna e flora local, podendo, inclusive, causar a extinção de algumas espécies. Pode ocasionar uma mudança climática em decorrer da falta de vegetais para cobrir o solo e realizar a fotossíntese, por exemplo, aumentar o risco de erosão e desabamentos e a maior poluição dos rios – devido à extração da mata ciliar.

    b) Um dos maiores impactos causados pela indústria é a emissão de gases tóxicos para o ambiente, despejo de esgoto a céu aberto, retirada desenfreada de matéria prima, entre outros, que causam poluição, doenças e desmatamento.

    c) Aumento da geração de lixo, exploração do proletariado e incentivo ao consumismo exagerado, principalmente de produtos facilmente descartáveis.

    d) Grande produção de lixo, descarte de objetos com materiais de difícil reciclagem e pouca vida útil, cosumo exagerado, entre outros.

    e) Falta de locais adequados para despejar o lixo, poluição do solo, do ar, hídrica e até mesmo visual – apesar de ser a “menos importante”. Há a liberação de toxinas e gases que poluem e podem inclusive, causar doenças e trazer animais peçonhentos para o local.

    2. Algumas pessoas não tem a opção (ou o privilégio) de recusarem um trabalho, independente das condições às quais são expostas. No documentário podemos observar que, a maioria dos trabalhadores que ficam sujeitados às toxinas prejudiciais, são pessoas que perderam sua fonte de renda - com o desmatamento, queimada e outras ações praticadas, majoritariamente, por essas mesmas indústrias às quais os empregam depois - e precisam de uma nova forma de sustento. O pouco acesso à saúde, educação, informação e a falta de possibilidades, os levam a trabalhar para essas fábricas e se sujeitarem a contrair mais doenças, se aposentarem por invalidez ou mais cedo devido aos riscos enfrentados dia-a-dia no trabalho e os baixos salários – todos direta ou indiretamente ligados à subordinação de classes.

    3. Concordo, já que temos que levar em conta que todas as etapas, desde o comércio até a produção, estão diretamente ligadas à busca por matéria-prima. É sabido que nossos recursos naturais são finitos ou, pelo menos, tem uma grade de reposição bem maior que a expectativa de vida humana. Sem os materiais primários, não conseguimos produzir, causando um efeito dominó em todas as fases e complicando nossa vida, principalmente em pleno século XXI, quando estamos extremamente consumistas e com grande uso de materiais descartáveis, com pouca vida útil.

    4. As grandes empresas e os governos são oportunistas. Eles sabem que nossa sociedade é demasiadamente consumista, além de fazermos uso e darmos grande atenção às mídias, como televisão, jornais, internet, etc. Aproveitando disso, várias propagandas e campanhas são feitas para tentar nos alienar e convencer de que precisamos de produtos muitas vezes supérfluos e descartáveis, aumentando o consumo – inclusive das classes mais pobres, que deixam de comprar o necessário para ter acesso ao que está na moda e traz status – e o lixo. Para garantir o consumo consciente, precisaríamos da propaganda como aliada – a mesma que nos faz ultrapassar os limites - além de optar por menos embalagens descartáveis, o gasto apenas para suprir nossas necessidades e trazer conforto e, é claro, a consciência do que estamos fazendo ao nosso planeta.

    Ana Luísa Morais, nº 2 - 2º A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo ali:
      * ALGUNS dos maiores impactos causados pela indústria SÃO a emissão de gases tóxicos para o ambiente, despejo de esgoto a céu aberto, retirada desenfreada de matéria prima, entre outros, que causam poluição, doenças e desmatamento.

      Excluir
  9. Por Maria Luisa, nº 24 - 2ºA

    1) a) Desmatamento da vegetação e retirada dos recursos naturais do planeta (nas últimas décadas já foram retirados 33% desses recursos).
    b) Substâncias tóxicas usadas na produção (e esses tóxicos ficam no nosso corpo) e poluição do ar e dos rios.
    c) Trabalhadores com poucas condições de trabalho e o incentivo ao consumismo.
    d) As pessoas se sentem valorizadas somente quando podem comprar várias e várias coisas para depois jogar fora, gerando muito lixo.
    e) Poluição do ar, solo, água e alteração climática.
    2) Porque essas pessoas não têm outra alternativa, já que o local onde viviam foi explorado.
    3) Sim, pois como ela fala no vídeo, os recursos naturais do planeta não são infinitos, ou seja, se continuarmos consumindo muito, um dia esses recursos acabam, levando à crise de todo o sistema.
    4) A publicidade e a mídia sempre nos influenciam a ir as compras, para ficarmos "felizes" com as coisas novas, portanto depois de pouco tempo essas mesmas coisas vão para o lixo por se tornarem "ultrapassadas". Então, uma ação que poderia ser feita para diminuir o consumo e consequentemente o uso dos recursos do planeta, seria usar a própria publicidade e a mídia para fazer a população consumir de modo consciente.
    Maria Luisa, nº 24 - 2ºA

    ResponderExcluir
  10. Por: Amanda Pacheco, 2º ano - B - 01
    1)a)desmatamento alterando o clima e exploração das montanhas para extração dos metais, acabando com os recursos naturais;deslocamento da população destruindo assim comunidades.
    b)além do uso de energia para produção usa-se também substâncias tóxicas quais podem ficar armazenadas em nosso corpo e prejudicar a nossa saúde e principalmente a saúde dos trabalhadores dessas indústrias;poluição do ar e de rios com a liberação dos poluentes tóxicos como subprodutos.
    c)incentivo para a população consumir cada vez mais e mais e consequentemente geração de mais lixos tóxicos;exteriorização do verdadeiro custo de produção
    d)a sociedade vem comprando cada dia mais e mais devido a evolução dos objetos e a moda, ao comprar algo novo elas descartam o velho gerando muito lixo, e esses materiais descartados geralmente são de difícil reciclagem; e o consumismo exagerado.
    e)poluição do ar, do solo e da água, na liberação das substâncias tóxicas dos objetos, por exemplo na queima do lixo; alteração no clima.

    2)Essas pessoas se sujeitam a trabalhar nesse tipo de indústria,por falta de informação, educação e por nem sempre ter escolha, aceitam esses trabalhos prejudiciais à saúde porque são pessoas que perderam a sua fonte de renda com o desmatamento, exploração das montanhas para extração de metais, poluição do rio, e a extração dos animais, que foram proporcionados pela própria indústria que posteriormente vão empregá-los, pois eles precisam de uma nova fonte de renda. Esses se aposentam mais cedo devido a contração de doenças pela toxina e recebem pouco.

    3)Concordo plenamente, pois como vimos no documentário o planeta Terra tem recursos naturais finitos, ou seja, um dia esses recursos podem acabar e não irá sustentar mais o sistema que é um sistema linear, acabando com todas as etapas do mesmo, pois uma etapa depende da outra.

    4)A mídia é a grande culpada de sustentar essa seta dourada, o coração, que é o consumismo, nos fazendo com suas propagandas cada vez mais atrativas pela grande quantidade de cores entre outros fatores, a consumir mais e mais, fazendo com que os materiais tenham sua vida útil cada vez menor, assim descartamos mais lixos tóxicos consequentemente poluímos mais também. Isso ocorre devido o grande poder de influência que a mídia e a publicidade tem de manipular toda sociedade, e a partir de então começamos a ver a felicidade nos bens materiais e com o tempo se não compramos coisas novas para nos adequar à moda e não comprarmos aquele aparelho novo que surgiu nos sentimos ultrapassadas e ficamos "tristes" por acharmos que a felicidade vem dos nossos bens materiais. A solução para isso tudo seria usarmos o mesmo meio que nos atrai para o consumismo, a mídia e a publicidade, como sofremos grande influência pela mesma, mudaríamos então nossos hábitos e consumiríamos de forma consciente.

    ResponderExcluir
  11. Luiz Gustavo Teixeira Moreira,2ºano-A-21
    1)a)Destruição de matas nativas e destruição da fauna.
    b)Poluição dos rios e da atmosfera.
    c)Consumismo exagerado e exploração de funcionários.
    d)Aumento na quantidade de lixo e aumento no consumo produtos inúteis.
    e)Poluição do solo, ar, água e alteração no clima.
    2)Na maioria dos casos as pessoas não tem opção de escolha,por não serem qualificadas para o mercado de trabalho.
    3)Os governos estão preocupados somente em produzir para gerar mais impostos e empregos sem se preocupar com o futuro. Poluindo e destruindo os recursos naturais.
    4)Através da mídia conscientizar a sociedade a usar mais os produtos adquiridos, gerando menos lixo. Pressionar os governantes para terem mais consciência e cobrar das empresas uma produção mais limpa.

    ResponderExcluir
  12. Daniel Conegundes Benício, 2ºB nº06
    1-a)Desmatamento de florestas com perda de biodiversidade e gerando deslocamento de populações para longe de sua terra natal.
    b)Poluição atmosférica e dos rios por produtos tóxicos.
    c)Pelo consumismo há cada vez mais carros liberando CO2 nas ruas, e mais produtos que consumiram recursos naturais para serem produzidos.
    d)Com a obsolescência programada e a moda mudando a todo momento, adquirimos cada vez mais produtos que degradaram o meio na sua produção, e também aumentamos a geração de lixo.
    e)A grande produção de lixo não encontra lugar para ser descartada, isso gera lixões a céu aberto que poluem aquíferos, e em outros lugares lixo queimado que gera gases tóxicos.

    2)Há pessoas quem não encontram outras opções e precisam de dinheiro para viver, principalmente pela degradação ambiental que força muitos a saírem de seu local de origem e irem para as cidades em busca de um emprego. E se essas pessoas não quiserem o trabalho, ficarão desempregadas, haverá outros que também não têm opções que aceitarão esse emprego, sendo um empregado substituível e sem poder de reivindicações.

    3)Concordo com ela, atualmente esse sistema se preocupa exclusivamente com o lucro, assim utilizam de estratégias como a obsolescência planejada e a obsolescência perceptiva para que os produtos fiquem obsoletos rapidamente e nos levar e comprar mais e mais. Ao invés de fazer produtos com longa duração, são feitos produtos de pouca duração para que continuemos a comprar. Assim, é um sistema linear em um planeta cíclico, em que deveríamos ter um sistema cíclico.

    4)Para diminuir os impactos ambientais e o uso de recursos naturais devemos não nos deixar influenciar tanto pela mídia, pela obsolescência programada e perceptiva, devemos primeiro pensar e avaliar se realmente precisamos comprar um novo produto. Se dermos valor aos produtos que duram mais, essa será a preocupação dos fabricantes, afinal o cliente sempre tem razão, precisamos abandonar o pensamento de usar e jogar fora, para ter ideias sustentáveis.

    ResponderExcluir
  13. Por Isabela Maria - 2º ANO B - (10)
    Questão 01:
    a) Extrativismo:Pode desencadear o corte de madeira ilegal e a desertificação de bosques e florestas
    b) Indústria:Poluição da atmosfera com a liberação de gases poluentes e despejo de produtos tóxicos em lugares inadequados
    c) Comércio: Influenciar no ideal de felicidade da sociedade desencadeando o consumismo exacerbado que por sua vez faz de todos os fluxos de produção,ainda maiores assim como a "produção" de lixo.
    d) Nosso lar: Acaba por gerar grande quantidade de lixo,além do descarte de objetos com materiais de difícil reciclagem(baterias,celular,pilhas,etc)
    e) Produção do Lixo:O despejo inadequado pode acabar virando motivo para a proliferação de ratos e animais peçonhentos além dos problemas ambientais e da proliferação de doenças.

    Questão 02:
    Não é de hoje a existência da exploração do trabalhador.É verdade que partidos de esquerda conquistaram seu espaço,MELHORANDO as condições de trabalho em ALGUMAS regiões porém,ocorre em um capitalista a corrupção e a vantagem de grandes industrias sobre o empregado.Afinal,quando se vê o êxodo rural e a marginalização de cidadães que fogem de direitos básicos de cidadania e saneamento básico,que outra escolha esses possuem a não ser sucumbir a um trabalho praticamente escravo,mas que lhe garantirá sustento ou pelo menos,a sobrevivência?Também podemos ressaltar que a ausência de uma educação de qualidade interfere diretamente na necessidade de se agarrar a tão miseráveis condições de prestação de serviços.
    Questão 03:
    Concordo que o sistema se encontra em crise.Por se tratar de um sistema linear,é também finito e não pode operar assim.Cada etapa de tal esbarram em limites que não percebemos as vezes cegos pela nossos próprios ideais capitalistas e por estarmos leigos perante a injustiça de um governo imparcial e sedento a politicas industrias.Afinal,como este sistema poderia NÃO estar em crise com tanta exploração e imparcialidade ?
    Questão 04:
    Reduzir, reutilizar, reciclar-Quem não se lembra dos três R´s?Reduzir o lixo em nossas casas e locais de trabalho, diminuindo o consumo do que não é realmente necessário. Isto implica, entre outras atitudes, rejeitar os produtos com excesso de embalagens, principalmente plásticas ou de isopor, e optar pelas de papelão, que são recicláveis, não poluem o ambiente e gastam menos energia para serem produzidas.Tirar certos materiais do lixo traz uma série de vantagens.Uma delas é recursos naturais e de energia que se faz com a reciclagem.A coleta seletiva também diminui o volume de lixo que vai para os aterros sanitários, aumentando sua vida útil e evitando que as prefeituras tenham de gastar dinheiro com a construção de novos aterros. Outro ganho para a sociedade acontece quando os materiais recicláveis são encaminhados para centrais de triagem mantidas por cooperativas de catadores, que têm ali um trabalho mais digno do que vasculhar recicláveis pelas ruas ou em lixões.

    ResponderExcluir
  14. 1- a) Extinção da fauna e flora, desmatamento e mudança no clima.
    b) As industrias liberam gases poluentes e desmatam o meio ambiente em busca de matéria prima para seus produtos.
    c) O comércio faz com que seus empregados trabalhem de forma exagerada, e incentivam o consumismo.
    d) Compram algo e logo enjoam, assim jogam fora, causando acúmulo de lixo.
    e) O lixo polui o solo quando despejado nele, o ar pela liberação de gases tóxicos, e os rios pelo esgoto.

    2- As pessoas se submetem as péssimas condições porque precisam se sustentar. Precisam de dinheiro para tudo, pois a população é muito capitalista. Elas não tem outra opção a não ser trabalhar, algumas sem outras propostas de emprego pela educação não ter proporcionado isso.

    3- Sim, o planeta é muito explorado, e se as pessoas não derem conta disso, vamos entrar numa grave crise, onde daqui uns anos, não teremos recursos e acabaria com muitas etapas que vem depois.

    4- O que nos incentiva varias vezes a comprar são as propagandas, algumas vezes enganosas, que mexem com o nosso interior. As propagandas deviam vir com uma mensagem falando do acúmulo de lixo que está sendo gerado, e que esta acabando com o nosso planeta. O governo deve criar leis para as empresas de cada uma fazer algo para ajudar, nem que seja plantar árvores (ex: lucro de 100 mil por mês, 4 mil dedicar ao meio ambiente).


    Júlia Couto 2ºA -nº 15

    ResponderExcluir
  15. Ana Clara Ávila 2°B
    1- a) Desmatamento de florestas que podem resultar em alterações na fauna e flora(principalmente a extinção), acarretando o deslocamento de pessoas em busca de outras regiões.
    b)O uso de substâncias tóxicas nas indústrias pode afetar mulheres grávidas ou que estão em períodos reprodutivos, o que pode interferir na formação do feto. Além disso, vem à tona as péssimas condições de trabalho que algumas indústrias oferecem.
    c)Consumismo exacerbado que faz com que as pessoas nunca parem de comprar e que o comércio sempre ''lance'' algo mais inovador. Proveniente disso, há a uma produção descontrolada de lixo não renovável.
    d)No nosso lar, o que estraga e não tem como reutilizar é descartado, o que gera lixo. O consumismo é a razão disso, uma vez que propagandas influenciam, moda, etc.
    e)Como há uma enorme quantidade de lixo, muitas vezes não existem destinos para ele, o que faz com que os lixos nas ruas aumentem ainda mais, além das toxinas que estes liberam.
    2- Pessoas sem perspectivas de vida e que não tem outra opção para não morrerem de fome se habilitam a trabalhar nesse tipo de indústria. Caso não aceitem, sempre existirá alguém que não protestará contra os direitos do trabalhador e implorará pelo emprego.
    3- Concordo com a documentarista, uma vez que o consumo humano tem aumentando tanto, que ela explicita no vídeo que um planeta Terra não seria o suficiente para lidar com esse consumo. O que resultará numa consequente crise.
    4- O consumismo é considerado o coração do sistema porque a mídia influencia muito com suas propagandas e a moda, principalmente. O resultado disso, é que as pessoas que não seguem esse ''padrão'' se sentem, na maioria das vezes, fora de moda, o que no fim, sempre resulta nas compras para se igualarem. Uma saída para este problema seria fazer bom uso da mídia, sempre ter esperanças, mesmo que atualmente, a mídia seja um meio para o governo manipular as pessoas e manter sempre o seu lucro.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Por Igor Carvalho Guimarães 2°B -09
    1-a)desmatamento alterando o clima mundial e a exploração de montanhas em busca de minerais,aumentando a chance de deslizamentos.
    b)além do uso de energia para produção, usa-se também produtos tóxicos dos quais podem ficar armazenadas em nosso corpo e prejudicar a nossa saúde e principalmente a saúde dos trabalhadores dessas indústrias;poluição do ar e de rios com a liberação dos poluentes tóxicos como subprodutos.
    c)incentivo para a população consumir cada vez mais e mais e consequentemente geração de mais lixos tóxicos;exteriorização do verdadeiro custo de produção
    d)a sociedade vem comprando cada dia mais e mais devido a evolução dos objetos e a moda, ao comprar algo novo elas descartam o velho gerando muito lixo, e esses materiais descartados geralmente são de difícil reciclagem; e o consumismo exagerado.
    e)poluição do ar, do solo e da água, na liberação das substâncias tóxicas dos objetos, por exemplo na queima do lixo; alteração no clima e morte de milhares de animais.

    2)Essas pessoas se sujeitam a trabalhar nesse tipo de indústria,por falta de informação, educação e por nem sempre ter escolha, aceitam esses trabalhos prejudiciais à saúde porque são pessoas que perderam a sua fonte de renda com o desmatamento, exploração das montanhas para extração de metais, poluição do rio, e a extração dos animais, que foram proporcionados pela própria indústria que posteriormente vão empregá-los, pois eles precisam de uma nova fonte de renda. Esses se aposentam mais cedo devido a contração de doenças pela toxina e recebem pouco.Ou seja , trabalham por obrigação

    3)Concordo , pois como vimos no documentário, o planeta Terra tem recursos naturais finitos, ou seja, um dia esses recursos podem acabar e não irá sustentar mais o sistema que é um sistema linear, acabando com todas as etapas do mesmo, pois uma etapa depende da outra.

    4)A mídia é a grande culpada de sustentar essa seta dourada, o coração, que é o consumismo, nos fazendo com suas propagandas cada vez mais atrativas pela grande quantidade de cores entre outros fatores, ao consumir mais e mais, fazendo com que os materiais tenham sua vida útil cada vez menor, assim descartamos mais lixos tóxicos consequentemente poluímos mais também. Mas isso não é acidental pois as industrias , ao fabricarem um produto , tornam ele único , impedindo a reutilização de uma determinada peça , obrigando o consumidor a comprar um produto novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *FONTE: Amanda Pacheco
      tem que botar a referência cara se não é plagio!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Tinha pego apenas um trecho e foi tudo , desculpa Amanda e Cleverson

      Excluir
  18. Por Rafael Pires Mota 2°B-20
    1 a)Ações como o extrativismo mineral causam danos,impactos irreversíveis,sem contar a extração mineral de diamante,ouro em leitos de rio que contamina a agua ,a fauna.
    b)Nas industrias principalmente industrias químicas causam poluição na na atmosfera nos rios e do solo sem falar que aumentou o exodo rural
    c)O comercio incentiva utilizando da midia de outros recursos o consumismo que por sua vez atrai empresas internacionais a paises subdesenvolvidos que tem impactos profundos ao mercado desses paises,e ao meio ambiente.
    d)Com o surgimento de novos produtos,o consumidor pela influencia de amigos (seguindo a moda)descata o produto antigo gerando uma produçao de lixo.
    e)Quanto ao lixo se virmos como exemplo ate nossa cidade vemos varios lixoes com acumulo de lixo excessivo,e esse lixo produz uma substancia chamada chorume que Pode infiltrar-se no solo dos lixões e contaminar a água subterrânea.
    2)Devido a necessidade pessoas se sujeitam a esse tipo de trabalho,que envolve produtos químicos tóxicos como mercúrio entre outros que fazer parte do material de produção.
    3)Eu concordo o consumismo esta cada vez mais alto,se por exemplo todos os países do mundo começassem a consumir como os EUA precisaríamos de 4 planetas como a terra
    4)varias empresas usam e abusam da mídia propagadas em revistas programas de televisão Posters em sites que vocês usam para divulgar seus produtos falando o tao incrível eles são exagerando mentindo para o consumidor comprar, oque podemos fazer e so usar dessa mesma fonte para divulgar,dizer para o consumidor reciclar,nao exagerar.

    ResponderExcluir
  19. Gabriela Lamas 2°B
    1)a- alterações climáticas e desmatamento
    b- gerou problemas sociais (falta de moradia, aumento da violência, etc.) e o aumento da poluição de rios e contaminação dos solos
    c-consumismo, o consumidor compra cada vez mais
    d- o aumento de lixo gerado pelo consumismo
    e - mudanças no clima e poluição do solo e dos rios

    2) as pessoas se sujeitam a trabalhar nesse tipo de industria devido a falta de recursos naturais que foi gerada pela poluição dos meios em que tinham para tirar o seu sustento.

    3)Concordo, pois o que esta sendo visando cada vez mais é o lucro e para isso é necessário o consumo da maioria, fazem com que os consumidores comprem cada vez mais e como o sistema é linear e os recursos que temos são finitos, um dia isso pode acabar.

    4)A mídia influencia muito com propagandas isso faz com que o consumismo seja considerado o coração do sistema, porque com as propagandas as pessoas querem comprar cada vez mais e a solução para isso seria o uso adequado da mídia, não só pra propagandas de produtos, e sim propagandas que não estimulem as pessoas a comprar tanto, podendo diminuir o consumo de coisas desnecessárias.

    ResponderExcluir
  20. QUESTÃO 01
    a) Extrativismo: Pode causar extinção de varias espécies de animais e provoca o desmatamento de extensas áreas
    b) Indústria: Poluição do ar provocada pelos gases poluentes e contaminação de rios por produtos tóxicos
    c) Comércio: Com a influencia da mídia muitos vão comprar gerando maior produção de lixo e exploração dos trabalhadores
    d) Nosso lar: Acumulo de lixo não recicláveis e como compramos muito é a gente que sustenta as outras partes do processo gerando mais impactos
    e) Produção do Lixo: Pode provocar a contaminação de lençóis freáticos e rios com liberação de componentes tóxicos e aumenta a proliferação de doenças provocadas por animais como ratos.

    QUESTÃO 02
    Essas pessoas acabam trabalhando nesse tipo de industria, porque não existem outras opções assim eles ficam sujeitos a isso, para se sustentar ou ate uma família inteira.E como as maiorias das industrias se localizam em regiões onde encontram a matéria prima,consequentemente o trabalhador dessas industrias também são dessas regiões, e isso ocorre porque eles acabam perdendo o seu sustento que era essas matérias primas, com isso passam a trabalhar nessas industrias por falta de dinheiro e pelo fato de perderem sua fonte de renda.

    QUESTÃO 03
    Concordo plenamente com ela, porque com a grande influência da mídia e a chamada obsolescência programada e a perceptiva, que fazem com que as pessoas comprem mais e mais, e com as empresas pensando só no lucro, que acabam produzindo produtos que duram bem menos,gerando mais uso de matérias primas e como a maioria dos recursos da Terra são finitos,um dia eles podem acabar.E consequentemente todo o sistema sofrerá pelo fato de ser linear, além de que o planeta pode estar em risco com a constante exploração dos seus recursos.

    QUESTÃO 04
    As diversas propagandas feitas pelas as empresas para convencer as pessoas de comprarem mais e mais, e que tornam a nossa sociedade cada vez mais consumista, e esse tal consumismo é considerado como o coração do sistema.E para que haja um consumo consciente as pessoas deveriam refletir antes de comprar alguma coisa nova,para ver se realmente ela precisa do tal produto não comprando coisas desnecessárias assim poderemos evitar a entrada no ciclo vicioso,que é o consumismo .Além disso devemos priorizar os produtos que pensam no meio ambiente.E uma outra solução seria que nas próprias propagandas houvesse uma forma de incentivo ao consumo consciente.

    Lorenzo Mól Lamas 2ºB Nº16

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Iana Talita de Oliveira Couto - Nº09 - 2º Ano A

    PERGUNTAS E RESPOSTAS:

    Questão 01:
    Ao longo do documentário, as cinco etapas de economia dos materias foram discutidas e questionadas. Partindo do que foi tratado, escreva dois impactos negativos da ação antrópica que se relacionam, com cada etapa da economia:
    a) Extrativismo: perda do habitat natural de várias espécies, além da possível extinção dessas espécies caso não consigam se adaptar a outro ambiente.
    b) Indústria: poluição do ar / água e a contaminação de produtos por toxinas usadas durante a produção, sendo que esses produtos podem acabar por contaminar a população que o usa.
    c) Comércio: com as propagandas influencia a população a ser cada vez mais consumista, além de pagar salários baixíssimos para manter os preços baixos, acabando por “alimentar” o trabalho infantil, o subemprego, explorando cada vez mais os trabalhadores.
    d) Nosso lar: jogamos fora materiais em perfeito estado para podermos comprar uma versão mais nova, não reutilizamos o que temos o que só aumenta a produção de lixo.
    e) Produção do Lixo: a não utilização de gases que são liberados por aterros, liberando-os diretamente na atmosfera contaminando-a (com exceção de algumas cidades que utilizam esses gases), o depósito do lixo em locais inapropriados a céu aberto sem uma prévia preparação do solo, acabando por contaminar o solo e os lençóis freáticos, produção de dioxina através da incineração do lixo (poluindo o ar).

    Questão 02:
    Segundo o documentário, a produção das coisas que usamos faz uso de produtos químicos que expõem trabalhadores das indústrias e consumidores às toxinas prejudiciais à saúde humana. Por que existem pessoas que se sujeitam a trabalhar nesse tipo de indústria?
    Muitas das pessoas que trabalham nesses tipos de indústria são trabalhadores que não possuem outra opção, geralmente pobres, com pouca escolaridade, etc. Podemos apontar como alguns exemplos, imigrantes ilegais ou pessoas que foram expulsas de suas terras para exploração de matéria prima, por exemplo.

    Questão 03:
    De acordo com Annie Leonarda, apresentadora do documentário, no momento atual, o sistema da economia dos materiais estaria em crise. Você concorda com ela? Justifique sua resposta:
    Concordo com ela, a certo ponto em que uma vez que trabalhamos em um sistema linear, com o tempo não teremos como produzir materiais essenciais para a nossa sobrevivência, considerando que do jeito que estamos agora, solos estão sendo desgastados, rios sendo poluídos, dentre outros.

    Questão 04:
    No documentário a seta dourada do Consumo é considerada o coração do sistema, o motor que o impulsiona. É tão importante proteger esta seta que quase tornou prioridade dos governantes. Quais são as ações que garantem o consumo consciente de modo a diminuir o uso de recursos naturais e o impacto ambiental?
    A tentativa de conscientizar a população através do uso de propagandas, a produção de materiais reciclados, o reflorestamento de áreas em que a cobertura vegetal foi retirada por algum fim econômico, etc.

    ResponderExcluir
  22. Por Felipe - 2B

    1-a)Desalojamento de pessoas forçando a se deslocar para as cidades.
    Destruição do meio ambiente(2.000 arvores são retiradas por minuto,perda de 80% das florestas originais,o planeta pode não sustentar essa intensa destruição
    b)Produzem produtos toxicos que sao nocivos a saude. Liberam toxicos para o ambiente e contribuem pro aumento da poluicao
    c)Incentivo da midia para que as pessoas sempre comprem mais,falando que tal produto esta ultrapassado e assim teria que ser substituido por um produto novo, gerando entao muito lixo.
    Pagam salarios baixos aos empregados para que possam manter um preco barato aos produtos.
    d)Acumulamos muito lixo em casa(2 kilos por dia).Consumismo em excesso.
    e)Como o lixo na maioria das vezes é incinerado ou jogado no aterro,eles poluem o ar,o solo,a agua alem de alterar o clima

    2-Elas fazem isso por nao ter outra alternativa,ja que para produzir um produto precisa da retirada da materia prima...essa materia prima poderia ser de extrema importancia para as pessoas manterem a vida no local em que foi retirado.Sem ter como continuar a vida eles se deslocam para as cidades em busca de dinheiro para sobreviver,a todo custo.

    3-Sim. Pois o mundo hoje tem um habito de consumir a todo momento,gerando muito lixo e fazendo com que cada vez mais precise desmatar para sustentar o grande procura de alguns produtos.Alem desse sistema gerar grandes impactos ambientais.

    4- A midia e um fator que impulsiona as pessoas a comprar produtos demasiadamente,mesmo que eles nao sao de tanta importancia assim. Seria ideal que usássemos o mesmo artificio de convencimento da midia mas com o objetivo de convencer as pessoas a comprar produtos que nao poluem tanto,que nao contenha muitas toxinas alem de incentivar a populacao a reciclar.

    Felipe - 2B

    ResponderExcluir
  23. Por Maria Clara 2ºB nº18
    Q1- a) 1- Estamos ficando sem recursos naturais.
    2-Perda de matas ciliares, cursos de água, e certos tipos de animais estão sendo extintos.
    b) 1-Químicos sintéticos que afetam a nossa saúde, como os neurotoxicos, podem causar câncer, etc.
    2-Uso de mão de obra infantil nas indústrias.
    c) 1-Os produtos são descartados muito rapidamente produzindo mais lixo, devido o aumento do consumo (obsolescência programada e perceptiva)
    2-Foco em mais bens de consumo, deixando de lado a saúde, educação.
    d)1-Falta de tempo livre, que quando ocorre é destinado as compras motivados pela mídia que incentivam o consumismo.
    2- Infelicidade
    e) 1- A quantidade de lixo aumentou a poluição da agua, ar, e alterações do clima.
    2- Tóxicos são liberados no ar decorrente da queima do lixo e tornam-se mais potentes(prejudiciais).

    Q2- Pois os recursos são retirados dos países mais pobres, ferindo as economias locais e os ecossistemas. As pessoas que viviam por lá ficam sem alternativa e por isso seguem para trabalhar nas fábricas.

    Q3- Concordo com a apresentadora do documentário. O que hoje é um sistema linear deve ser um ciclo assim como ocorre na natureza, pois atualmente já sentimos as consequências dessa realidade que nos atinge, como os diversos problemas citados no documentário.

    Q4- O fim do consumismo deve ser primordial para colaborar com o consumo consciente. Antes da compra cada um refletir a cerca da necessidade do produto. Infelizmente a mídia trabalha a favor desse consumismo, e diariamente recebemos uma quantidade de anúncios e propagandas que incentivam isso, aliados a obsolescência perceptiva e programada.

    Maria Clara 2ºB nº18

    ResponderExcluir
  24. Valei pela participação galerinha!!! Durante a semana vou postando comentários sobre o trabalho de vcs... e nem vou falar nada viu Igor!!! Plágio é muito feio e anti-ético! HANNN

    ResponderExcluir
  25. Cleverson , só tive tempo de fazer hoje. Se quiser aceitar , bem . Se não quiser , amém.

    João Vítor 2ºB


    Questão 01:
    a) Destruição das florestas que acarreta em extinção de algumas espécies da fauna e da flora e que provoca alterações no clima do planeta.
    b) Poluição do ar e da água através de resíduos poluentes.Resíduos que podem afetar a saúde da população.
    c) A obsolescência programada dos produtos que faz com que seja gerado muito lixo.
    d) Compramos muitos produtos sem necessidade por causa do incentivo da mídia.
    e) Produção do Lixo: A grande quantidade de lixo fica sem local para ser descartado. A queima deste libera gases tóxicos à atmosfera.

    Questão 02:
    Necessidade. Uma grande parte da população mundial vivem na miséria e sem condições de saneamento , etc. Portanto , qualquer oportunidade de ganhar algum dinheiro é bem vinda , apesar de todos os riscos

    Questão 03:
    As empresas atualmente estão produzindo mais e mais produtos , que , quando obsoletos , nao sao mais reutilizados pela população. O ideal seria que ocorresse um ciclo , mas infelizmente não é isso que ocorre , o sistema é linear.

    Questão 04:
    As pessoas deveriam refletir se realmente precisam daquilo antes de comprar , e não sair comprando tudo sem pensar duas vezes . Além disso , as propagandas em vez de incentivarem o consumismo , deveriam incentivar o consumo consciente.

    ResponderExcluir
  26. JV, o prazo era realmente dia 14/07, mas valeu pela participação

    ResponderExcluir