domingo, 23 de junho de 2013

Debates apartidários construindo uma NAÇÃO melhor!!!

Extraído do perfil de um grande amigo geógrafo, Ston Figueiredo.


Debates dominicais com reaças:
(Im)Pertinências da tentativa inusitada (e insana) de estabelecer o diálogo

Amiga minha postou foto/texto falando que Dilma foi guerrilheira, pegou em armas e agora quer ser a mãe do povo. Comentei, dizendo que ela lutou pela democracia, durante a ditadura, etc, etc... Daí começa os comentários que se seguem:
Reaça 1 (R1): SE GOSTAM TANTO DELES,PORQUE NÃO MUDAM PARA A PARADISÍACA CUBA?OS PETISTAS DE MERDA,COMUNISTAS DE MANSÕES DEVERIAM IR MORAR EM CUBA,AQUELA DEMOCRACIA QUE ELES TANTO IDOLATRAM!
Ston (Eu): “fulana”, querida, tenho, desde sempre, um carinho enorme por você que é sempre tão gentil comigo. E sempre tivemos opiniões contrárias acerca de alguns temas, o que não diminuiu o respeito e o carinho. Por isso me senti muito livre para me manifestar em seu mural. Todavia, percebe-se claramente que alguns dos seus amigos não são como você. Desculpe-me se lhe causo alguma inconveniência ou mal estar, mas confesso que nunca entendo tamanha agressividade, que, gratuitamente é expressa contra quem nem se conhece e por imaginar que todo mundo que diga algo positivo sobre alguém do PT seja do partido. Só lamento....
(R1): Você deveria lamentar é a situação que o Brasil se encontra,fruto de quem não sabe votar!
(Eu): Lamento isso, Lamento a situação que o país está hoje por saber que ele poderia estar muito melhor, mas tenho consciência clara e inequívoca de que ele está melhor do que estava antes. Se com Lula/Dilma está ruim antes estava muito, mas muito pior. Lamento o estado em que está a educação em Minas e que o prefeito de BH pense que é dono da cidade, lamento a composição do congresso nacional, lamento as alianças espúrias de direita e de esquerda. E lamento, sobretudo, que quem pensa que sabe votar seja arrogante, agressivo, use palavras de baixo calão e não promova debates construtivos com educação e argumentos..
Daí entra outro:
Reaça 2 (R2): O Brasil está tão bom que a turma sai na rua pra comemorar...
(Eu): Às vezes se faz necessário ser didático: 1) Muitas das demandas trazidas pelos manifestantes cabem ao governo federal, outras não; 2) Existem 3 poderes e eles estão sendo questionados: demanda para retirada de Renan cabe ao congresso, não à presidente; 4) Aumento de passagens: o governo federal já havia abaixado os impostos, faltavam as prefeituras e estados fazerem o que só fizeram depois dos protestos; 5) PEC 37 cabe ao congresso; 6) investimento em saúde: procure pesquisar quanto e como os governos municipais e estaduais estão usando as verbas repassadas pelo governo federal. É bom lembrar que os desvios de Aécio (réu em processo do tribunal de justiça de MG) dessas verbas além do uso indevido dela em obras, e não na saúde... E que bom que o povo está indo às ruas por todas essas coisas. Mas, sinto muito, meu caro, por mais que tentem dizer isso, as mazelas do Br não são todas culpa da Dilma. #fato Confesso que muito espanta que, a essa altura, considerem novidade que muitos militantes de esquerda, que num cenário de ditadura militar de direita, lutaram e formaram verdadeiras guerrilhas. Aliás, a maioria dessas pessoas só fizeram a trajetória política que fizeram por conta dessa história pessoal. Mais me incomoda são os políticos de direita que eram vinculados à ditadura e oprimiam o povo, se é pra falar daquela época....
(R2): Amigo, aposto que daqui a pouco vc vai falar que não existiu o mensalão.
(Eu): Existiu sim, e lamento que José Dirceu e Genuíno não estejam presos. Lamento mais ainda que o mensalão do Eduardo Azeredo, que deu início à série (inclusive apontado pelo Joaquim Barbosa, novo ídolo dos reaças) não foi nem julgado... Assim como a compra de votos para re-eleição de FHC que nem investigado foi... Por isso digo, está ruim, mas era pior. Todavia você fez uma crítica ao meu comentário, eu apresentei uma série de argumentos, gostaria que você os comentasse. Mais uma vez sendo didático, é assim que se faz o debate político maduro. Com argumentos.
(R2): Companheiro, já ví que é vc fanático e só fala baboseira...Todos nós erramos. Mas os que mentem estão agora no poder e esse poder é o PT e defender político mentiroso, independentemente se outros mentiram ou de partido político, não vou não. Contra seu fanatismo não existe argumentos ou vc vai querer argumentar contra uma nação inteira que sai as ruas? Ou será que vc é que está certo e todo mundo errado? E eu não quero debater nada...só que prendam a corja de ladrões do PT incluindo a Dilma e o Lula. E te adianto: se vc está recebendo o seu desse governo corrupto, é melhor ficar calado e se não está, tá fazendo papel de bobo.
Eu: rsrsrsr Merece eu copiar esse rico debate e colar no meu mural. Apelação sem a menor argumentação. O que só me deixa mais convencido. E só pra não deixar passar a mentira, eu disse que apoio as manifestações e que concordo com elas. Todavia enfatizei que as demandas não são só pra o governo federal. E não sou do PT, sou de esquerda e, ao contrário de você que seleciona esse ou aquele pra acusar, eu estou defendendo a investigação, julgamento e punição de todos... Quanto a fazer papel de bobo, você reforça o que venho dizendo desde sempre: estou argumentando por ter minhas convicções políticas, enquanto que do outro lado do debate (se é que se pode chamar isso de) só tem xingamento e ofensa, sem argumentos. Parece existir um ódio sem fundamento... Termino como comecei, só lamentando...
Ps.: Fanatismo é quando não se tem argumento para o que se defende. Pense nisso. E não sou seu amigo menos ainda companheiro.
(R2): OK

Nenhum comentário:

Postar um comentário