quinta-feira, 20 de junho de 2013

Outono Tropical Tupiniquim

Por Cleverson de Sá
Que momento histórico estamos vivendo... talvez não muito original, mas tenho chamado, entre meus alunos, de "Outono Tropical Tupiniquim".  
Como geógrafo e amante de história está difícil, para mim, digerir todos estes acontecimentos e conseguir enxergar até onde isto irá. Certo estou que o início desta "onda revolucionária" começou de forma truculenta, onde a mídia tentou transformar os jovens do MPL em demônios urbanos e do caos. Não conseguiu, a Globo não conseguiu,  o Datena não consegui  e, ainda deram mais força e gás para a "luta".
Estes jovens paulistanos, além de ter sido o estopim de algo que não sei até onde vai, teve o acolhimento maciço da própria população, que ora ficará travada no trânsito (como se isto não fosse novidade, né?).  Eles têm meu respeito.
Anteriormente já havia desvinculado o "Outono Tropical Tupiniquim" do movimento de 1992 dos "Caras-de-pau Pintadas". Os jovens daquele tempo, sem saber (ou não!!!), foram marionetes do falecido Roberto Marinho e caçaram o Caçador de Marajás. Um movimento arquitetado pela Rede Globo e longe de ser plenamente político (muito menos autêntico). Outros fizeram "coisas" muito mais graves e "não sabiam de nada." (êhhh Lula... mas tô contigo e não abro!) 
Hoje é diferente! Com um início modesto em números de participantes, seu desenrolar tem sido quase épico e cinematográfico. Até onde vai, como já disse.... também gostaria de saber. 
Nestes últimos dias, muitos alunos vem me procurando e questionando sobre meu posicionamento. Tem sido difícil ser apartidário e neutro, mas minhas percepções tem sido compartilhada e serão aqui, descritas: 
1- Vejo uma desorientação de muitos jovens, que seguem a "onda" sem, de fato, conhecerem as causas a serem defendidas. Isto é grave! Jovens são altamente manipuláveis (a maioria infelizmente) e com isto, certos grupos ou agentes podem levá-los a uma "luta" sem foco ou com objetivos obscuros. 
2- Grupos políticos estão aparecendo de todos os cantos (e das profundezas) para reivindicar serem os precursores do movimento "Outono Tropical Tupiniquim".
3- É um movimento apartidário e todos estão sendo alvos. Isto é bom! Provavelmente veremos uma infinita de siglas partidárias surgindo por aí. Só espero mesmo, que haja renovação no nosso cenário político e que os revolucionários de hoje não se corrompa no futuro, né FHC? 
4- Considerando a história recente das Copas, o Brasil será campeão e unirá o povo!!! Tudo resolvido depois de termos vencido a Argentina na final, no Maracanã do Eike Batista, que nem cobrará o aluguel de estádio, pois a Taça da Mundo ficará em sua bela estante de Mogno ao lado da Taça Jules Rimet e nosso embaixador padrão FIFA, Ronaldo Fenomenal, irá se tornar Ministro da Saúde. Ahhh que lindo!!! 



Viva o Circo e que venha o Pão!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário